FRASES INSPIRADORAS:

Frases Inspiradoras:

"Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido." (Eduardo Girão)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homenagem aos professores...


Hoje é o dias dos professores, gostaria de dar os parabéns para todos estes profissionais que dedicam suas vidas a ensinar pessoas, e é com muito prazer, que hoje iremos começar o "Pessoas Inspiradoras" aqui do blog. 
Como esperei por este dia! Queria muito compartilhar com todos vocês histórias de pessoas inspiradoras, (conheço tantas e sou uma verdadeira "caçadora de histórias"), e sinto que também é uma forma de homenagear estas pessoas que fazer sim a diferença! 
Então aproveitando a data de hoje, convidei uma pessoa que para mim é muito inspiradora, o Vinícius, mais conhecido como "teacher Viny", professor do Ique que recebe os pais sempre com um sorriso no rosto, ídolo das crianças (em especial do meu filho), a quem sou muito grata pelo carinho e dedicação na profissão, ele será o primeiro a contar sua história aqui no blog e representar os bons professores de todo Brasil. 
Vamos combinar, é raro encontrar homens com este "dom" e paixão em dedicar a sua carreira à educação infantil, não é verdade?
Um P.S: Viny, as crianças e os pais agradecem a sua escolha!
Em breve contaremos mais histórias, aguardem!



Nome e Apelidos
MARCOS VINICIUS DA SILVA.
Ou simplesmente “VINY”. 

Idade
28 ANOS

Profissão
AMIGÃO DOS MEUS ALUNOS, OU SIMPLISMENTE PROFESSOR.

Conte para nós um pouco da sua história (algo que se orgulha na sua vida):
Minha história se deu ainda na barriga de minha mãe, mas precisamente no antigo C.E.R.I Itaum, agora “C.E.I floresta”, onde ela trabalhava. 
Minha mãe era educadora e eu sempre a admirei em seu trabalho, daí veio o gosto pela educação, pois cuidar de criança para mim era simplesmente fantástico, quando eu era pequeno, sempre auxiliava as educadoras em sala, ora era levando as crianças ao parque ou meramente fazendo-as dormir. 
Aquele universo dos "babys" era fantástico, e desde então eu já havia decidido, vou ser educador quando crescer. 
Mas aí que surgiu um grande desafio em minha vida, pois meu pai ama futebol, e isso mexia comigo também, todas as vezes que eu entrava em campo sentia que meu corpo entrava em deslumbre, pois jogar futebol era tudo de bom, imaginem passar a vida marcando gols e viajando pelo mundo, que incrível que iria ser!
Então meu objetivo passou a ser este, primeiro seguir carrera como jogador de futebol e depois ser professor, fácil assim.
Entrei no Caxias Esporte Clube, com quatorze anos e logo após entrei para o JEC, tudo ia bem até ser dispensado, chorei muito, mas isso me fez crescer e analisar que nem tudo sai da forma ou da maneira que planejamos! E o caminho da educação foi o que me restou e estou muito contente por esta escolha e não me arrependo nem um pouco, pois cada adaptação de uma criança realizada com sucesso percebo que estou na profissão correta!

Uma paixão
Educação e futebol (é lógico), sem isso eu morreria...

O que faz nas horas vagas?
 Muito futebol e muito vídeo-game.

Melhor filme:
A procura da felicidade: com Will Smith.

Uma música inesquecível:
Grupo Revelação: Tá Escrito.
Leonardo Gonçalves: Deus do impossível.

Um livro inspirador:
A bíblia.
Augusto Cury: O futuro da humanidade.

Quando surgiu a idéia de dar aulas para crianças?
Como já havia dito, a inspiração veio através da minha mãe, o fato dela ser educadora me inspirou muito para seguir carrera na educação
Tenho algumas lembranças da minha mãe atuando em sala, mas tenho diversos relatos de profissionais que trabalharam ao lado dela, e comentaram que ela era muito firme e muito competente em seu trabalho, isso de certa maneira faz parte em meu cotidiano. 
Mas outra pessoa em que eu me espelho é o meu pai, pois, ele se transforma brincando com as crianças de certa maneira, que eu sempre ficava abismado como as crianças sorriam e brincavam com ele, sem ao menos conhecê-lo.
Então imaginem, juntem esta mescla de competência e determinação, e misture com muito carinho e imaginação e o resultado "sou eu", pois todos os dias que entro em sala de aula, sou recepcionado por um bando de baixinhos, loucos por aventura e muita emoções! 
Tem como não ser feliz?

Qual foi a situação mais divertida que vc viu dos seus alunos? 
Uma aluna do maternal, (crianças de dois a três anos) certa vez me abraçou e deslizou o dedo em meu braço, olhou para os meus olhos bem séria e disse: "Teacher, você tem cor de chocolate, né?".  Aquilo para mim foi como ganhar na loteria, adorei! 

O que mais te surpreende nas crianças de hoje em dia?
A capacidade de aprendizagem das crianças é algo fantástico, e poder acompanhar o crescimento desses baixinhos a cada dia é sensacional, pois evoluem de maneira significativa dia após dia, e isso realmente é algo extraordinário de se presenciar.

Não é todo dia que encontramos homens dando aula para crianças.
Você enfrenta algum tipo de preconceito?
Olha, o preconceito ele existe e isso é cultural, mas eu deixo isso de lado e penso só em coisas boas, pois no mundo em que vivemos temos tantas coisas ruins acontecendo, que se eu for parar pra me preocupar com isso, me esqueço de viver, e para o preconceito meu papai e minha mamãe me ensinaram um grande remédio, a EDUCAÇÃO, pois ela abre e derruba diversas barreiras do nosso cotidiano, e além do mais sorrir faz muito bem a saúde!

O que mais te inspira lidando com crianças?
É saber que você contribuiu na formação daquela criança, e que no futuro ela seja um ser pensante com direito e deveres em nossa sociedade. 

Você prefere trabalhar com bebês ou com crianças? 
Minha primeira experiência foi sendo teacher de berçário, foi algo mágico que me aconteceu e me fez crescer muito, pois não é fácil fazer desfralde de dez crianças, mas tudo foi aprendizado, e hoje sei que cada etapa na educação é importante, e cabe ao professor tornar isso prazeroso para seus alunos. Também estive em turmas de crianças de três e quatro anos, e agora estou lecionando para crianças de quatro anos, onde estou amando e pretendo ficar por bastante tempo. Mas se me colocarem no berçário de volta, iria com maior prazer, pois é encantador ficar com aqueles baixinhos.

Um sonho ainda não realizado:
 Ana Carolina! Calma me deixa explicar direito, sempre tive um sonho de adotar uma menina, que se chamaria Ana Carolina, mas tudo mudou quando conheci a coisa mais fofa do mundo, minha amiga, namorada e esposa Alessandra, mas não desisti do meu sonho apenas adiei por algum tempo, pois espero que ano que vem nosso baby chegará. Se for uma menina será a concretização de um sonho, mas se vier um garoto vai ser amado e paparicado do mesmo jeito.

 Para você, ser professor é:
É crescer com a criança, a cada dia que passa.
É chorar junto com ela se precisar.
É sorrir sempre que a criança faça algo engraçado.
É abraçar a criança e sempre confortá-la no momento de dor.
É se abaixar e conversar com a criança na mesma altura que ela.
É cumprir os combinados que você fez com ela.
E o principal de tudo é conhecer a criança, cada uma, pois elas são tão diferentes umas das outras, portanto cabe ao professor, entrar no mundo de cada aluno em sala e viajar nesse universo fantástico que é a imaginação, somente assim poderá entender ao certo o que uma criança gosta ou não de fazer.
É isso que costumo fazer todos os dias, viajar no universo de fantasia e de muita alegria, sempre é claro, com um sorriso no rosto!
O legal de ser professor é a grande amizade que construí com meus alunos, esse laço é tão grande de chegar ao ponto deles comentarem para os pais em casa assim: - Mamãe você sabia que o teacher Viny é adulto, mas ele brinca como uma criança!
É isso que me motiva para acordar todos os dias de manhã e ir trabalhar, saber que vou encontrar minhas crianças com alguma novidade para me falar, ora sobre um tênis novo, ou um simples tic-tac ou até mesmo um relógio do Ben Dez, não importa o que vai ser, o importante é que eles podem contar comigo, pois sempre estarei lá para escutá-los e abraçá-los.
É isso que eu penso que um professor tem que ser, um grande amigo de seus alunos, percebi isso quando meus alunos do ano passado passam por mim no corredor, com aquele olhar dizendo assim: - oi amigão, tudo bem?
Afinal a amizade é tudo!
Dou finalizar colocando uma letra de música que tem tudo a ver comigo...

A Amizade É Tudo
Um sentimento natural
Que acontece com razão
É Deus quem escolhe
Quem vai se dar bem
A caminhada é igual
Seguindo a mesma direção
Pensando juntos nós vamos além
Lágrimas na vitória
Sempre na derrota ou glória
É luz na escuridão
Somos um só coração
Sempre vivo na memória
Faz parte da minha história
Nada vai nos separar
A amizade é tudo!
É se dar sem esperar
Nada em troca dessa união
É ter alguém pra contar
Na indecisão!
Nunca se desesperar
Sempre ali pra estender a mão
Maior valor não há!
É feito irmão!

3 comentários:

  1. MARI OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE ADOREIIIII
    O IQUE TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MEU CORAÇÃO PODE TER CERTEZA .......
    PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES DESSE BRASIL...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história Mari.
    Parabéns a todos os mestres de verdade!!!
    bjao
    Andréa B

    ResponderExcluir
  3. Grande teacher Vini...tricolor!!

    ResponderExcluir